DELICIOSA RECEITA DE MOQUECA DE CAMARÃO

Moqueca de Camarão

Moqueca de Camarão Fácil

Há alguma controvérsia sobre a origem da Moqueca de Camarão.

Diz-se que se originou no Estado da Bahia, onde o prato é mais consumido. Entretanto, o Estado do Espírito Santo também afirma ter criado o prato.
Uma coisa é certa. A versão baiana inclui Azeite de Dendê e Leite de Coco e é isso que dá ao prato um sabor característico.
O azeite de Dendê é o óleo da fruta de uma palmeira africana, a fruta Dendê.

É um óleo pesado e de sabor forte. O azeite de dendê pode ser encontrado com facilidade em mercados em todos os estados do Brasil.

Porem, você pode não usar o dendê, se achar o sabor muito marcante. Nesse caso, use azeite de oliva no lugar e inclua apenas o leite de coco.

Panelas de barro são usadas mais comumente usadas para preparar a Moqueca de Camarão.

 

Ingredientes

  • 1 kg de camarões médios limpos
  • 5 pimentas malaguetas
  • ½ colher de sopa de sal
  • ½ xícara de chá de coentro picado
  • 3 tomates bem maduros picados
  • suco de 2 limões pequenos
  • 400 ml de leite de coco
  • 2 cebolas médias cortadas em cubos grandes
  • 5 colheres de sopa de azeite de dendê
  • 1 folha de louro

Preparo

Com um pilão amasse 10 pimentas malaguetas com ½ colher de sopa de sal. Reserve.
Numa panela, fora do fogo, coloque ½ xícara (chá) de coentro picado, 3 tomates bem maduros picados, o sal de pimenta (reservado) e suco de 2 limões pequenos, a folha de louro e amasse um pouco os tomates na panela só para facilitar desmanchar. Junte 1 kg de camarões médios limpos e reserve ainda fora do fogo.

À parte, bata no liquidificador 400 ml de leite de coco e 2 cebolas médias cortadas em cubos grandes até ficar um creme e despeje sobre o camarão da panela (reservado).
Para aproveitar todo o creme de coco com cebola que sobra no liquidificador coloque um pouco de água no copo do liquidificador, mexa e despeje na panela.
Na panela adicione 5 colheres (sopa) de azeite de dendê, misture e leve para o fogo alto e deixe sem mexer até o coentro escurecer (+/- 15 minutos).

https://www.facebook.com/BrasilNaMesa/

Compartilhe

Descubra Mais!

  • 67
      INGREDIENTES 1 kg de cação em postas 4 batatas médias 1 colher de chá de pimenta calabresa 1 pimentão verde em rodelas 1 pimentão vermelho em rodelas 1 pimentão amarelo em rodelas 1 xícara de azeitonas pretas ½ xícara de chá de salsinha 2 tomates em rodelas 200 ml…
    Tags: de, camarão, moqueca
  • 54
    Camarão com Carambola Inesperadamente, Camarão com Carambola, um delicioso prato com Camarões combinados com o inusitado sabor da Carambola. Ainda com tomate e alho, uma leve picância e o destaque para as especiarias. De fato, carambola é uma fruta exótica com sabor acentuadamente cítrico dependendo da maturação da fruta, e…
    Tags: de, camarão
  • 54
    INGREDIENTES 1 kg de camarões médios descascados 1 kg de mandioca em cubos 3 cebolas picadas 2 pimentões verdes picados 3 pimentas dedo de moça sem sementes picadas 5 dentes de alho picados ½ xícara de coentro picado ½ xícara de cebolinha picada 400 ml de leite de coco 1…
    Tags: de, camarão
  • 51
    Essa deliciosa receita vegetariana é criação do Chef Osmarino, Moqueca de Palmito Pupunha - com pimentões verdes, vermelhos e amarelos, leite de coco, tomates, alho, cebolas e azeite de oliva, une simplicidade e uma exploosão de sabor. Canal do Chef Osmarino no Youtube 
    Tags: de, moqueca
  • 48
    Receita enviada pelo leitor Felipe Moreno Ingredientes: 500 grs de arroz arbóreo; 400 grs de camarão limpo; 3 dentes de alho picado; 1 cebola pequena picada; 150 grs de parmesão ralado; 2 colheres de sopa de azeite de dendê; 200 ml de leite de coco; 1 Taça de vinho branco seco;…
    Tags: de, camarão
Publicado em Peixes e Frutos do Mar, Salgados Marcado com: , ,
3 comments on “DELICIOSA RECEITA DE MOQUECA DE CAMARÃO
  1. carmen disse:

    UMA DELÍCIA!!!

  2. Sergio soares da silva disse:

    Adorei as receitas de voces muito boas me deliciei

    • Luis Andrade disse:

      Olá Sergio Que bom que gostou. Nós tivemos uma pausa agora no mês de janeiro, mas esta semana vamos ter novas receitas. Não deixe de continuar nos visitando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Assinantes Brasil na Mesa

Gostou do Nosso Blog? Deixe seu e-mail e receba as novidades em primeira mão.