CULINÁRIA RUSSA – SHASHLIK

CULINÁRIA RUSSA - SHASHLIK (Churrasquinho russo)

 

Culinária Russa – Shashlik

Na Culinária Russa, tradicionalmente, o Shashlik é assado em uma churrasqueira longa e estreita sem grelha, chamada mangal (que tanto significa o equipamento como o evento). Para assar o Shashlik são usados espetos de metal chamados shampuri. Mas pode-se usar espetos de bambu na falta desses.

Na Culinária Russa é usada preferencialmente a carne de cordeiro para fazer o Shashlik, mas outras carnes (para nós exóticas) como veado, alce, canguru ou mesmo carne de porco ou boi, podem ser usadas.

Em resumo o Shashlik nada mais é que espetinhos de carne de cordeiro marinado e assados na churrasqueira.

Shashlik é uma versão russa de kebabs. Se você não gosta de carne de cordeiro, use carne de porco ou de boi, apenas certifique-se de dar à carne tempo suficiente para marinar e assá-la rapidamente em fogo alto para mantê-la úmida.

Ingredientes

  • 2 kg de pernil de cordeiro em cubos de 5cm
  • 4 folhas de louro
  • 4 cebolas médias fatiadas
  • 2 colheres de óleo
  • 1 ½ xícaras de água
  • 2 colheres de chá de sal
  • 2 colheres de chá de pimenta do reino
  • Páprica picante opcional

Preparo

Em uma travessa grande coloque a cebola fatiada, louro, sal, óleo, água e o cordeiro. Misture tudo e leve à geladeira para marinar durante a noite. Se não puder colocar a marinada à noite, lembre-se que precisa marinar por no mínimo 4 horas.

Coloque os cubos de carne nos espetos e leve para o mangal (churrasqueira), vire algumas vezes para não deixar queimar.

Eu recomendo usar a páprica picante para deixar o prato mais emocionante. Polvilhe diretamente sobre os espetos.

 

Aí está mais um prato da Culinária Russa!Cervejas Russas

 

E para acompanhar os jogos e o Shashlik essa seleção não vai fazer feio!!

https://www.facebook.com/BrasilNaMesa/

Compartilhe

Descubra Mais!

  • 52
      Culinária Russa - Pelmeni Na Culinária Russa esta receita de dumplings, pelmeni ou peljmeni é tradicionalmente recheada com carne moída, carne de porco e cordeiro. Podem ser servidos com vinagre de vinho tinto, pimenta preta, manteiga derretida ou creme de leite. Outros recheios como cogumelos, chucrute e vegetais existem em outras regiões da Rússia. Na…
    Tags: de, culinária, russa
  • 52
      CULINÁRIA RUSSA O Borscht, uma das mais tradicionais Receitas da Culinária Russa, é originalmente uma receita ucraniana. Essa sopa combina a doçura da beterraba com a frescura do endro e outros vegetais, é uma maneira saudável de se aquecer neste outono/inverno. Essa como outras Receitas da Culinária Russa admitem…
    Tags: de, culinária, russa
  • 38
    Palmira Nery da Silva Onofre, a Palmirinha, mãe de três mulheres, avó de seis e bisavó de duas crianças. Na TV, acabou se tornando madrinha de milhões de telespectadores, atraídos pelo seu jeito simples, que se revela no sorriso, no jeito de falar e na quase inocência ao mencionar o…
    Tags: de, culinária
  • 35
    Ingredientes: 1kg de costela bovina ou ponta de agulha cortada em pedaços grandes 1kg de mandioca em pedaços grandes 1 cebola grande em cubos 5 dentes de alho amassados 1 maço de coentro picado Pimenta calabresa a gosto Sal grosso 4 tomates cortados em cubos 1 folha de louro 2…
    Tags: de, culinária, carne
  • 35
      Tudo sobre Cortes de Carne    
    Tags: carne, de, churrasco
Publicado em Churrasco, Culinária Russa, Salgados Marcado com: , ,

Assinantes Brasil na Mesa

Gostou do Nosso Blog? Deixe seu e-mail e receba as novidades em primeira mão.