FORMAS DE CORTAR CEBOLA

Há muitas formas de usar cebolas em uma receita. Hoje vamos dar algumas dicas sobre como realizar os cortes de cebola, que podem ser utilizadas para cortes de quaisquer legumes e “traduzir” em imagens os seus nomes, que por vezes aparecem em receitas e não sabemos exatamente ao que se referem.

É importante, quando utilizamos qualquer ingrediente, não apenas a cebola, mantermos cortes uniformes dos alimentos. O corte determina o tempo de exposição daquele alimento ao calor, e se for uniforme, vai permitir que o calor, ou a cocção, seja feita igualmente, garantindo que todos os “bocados” daquele prato sejam idênticos. Em outras palavras, você não vai correr o risco de consumir um pedaço – ou bocado – de um ingrediente cozido demais e o outro quase cru, por terem tido tamanhos diferentes de corte – e tempos diferentes de cocção.


Independentemente do corte utilizado, a cebola é um ingrediente importante para o preparo de muitos pratos, por seu caráter aromático. Se você não gosta de cebolas, não deixe de usá-las, ainda que elas sejam retiradas no final. Você vai perceber que ela faz uma grande diferença de sabor!

Agora, tem aquele problema: as lágrimas que caem quando a gente corta cebola… Você sabia que o “efeito lacrimador” da cebola nada mais é que a defesa própria do legume, que libera uma explosão de compostos químicos ao ter suas moléculas danificadas?

Para evitar essa explosão, mergulhe as cebolas em água com gelo por 30-60 minutos. Esse tratamento diminui radicalmente a atividade da enzima responsável por deflagrar a bomba e retira de todas as moléculas voláteis a energia de que precisam para se lançarem ao ar. Em outras palavras, chega de choro!

Agora um passo a passo muito bacana para vocês saberem tudo sobre os cortes (e isso vale também para outros alimentos):


Comece cortando uma fatia do lado do talo da cebola, de modo que você consiga uma base para deixar a cebola de pé na tábua. Deixe o lado da raiz  intacto. Em seguida, faça um corte longitudinal na cebola, mas não muito  profundo. O objetivo é apenas cortar levemente a casca da cebola, para que  você consiga descascá-la facilmente.

 

Feito o corte, descasque toda a cebola como se estivesse descascando uma banana. Puxe toda a casca com força, para soltar da cebola. Assim, você  consegue descascá-la por completo e deixar a raiz intacta.


Apóie a base da cebola na tábua e corte-a na metade. Em seguida, faça cortes paralelos, mas sem chegar até o final, para que a cebola não desmonte. Depois, é só fazer alguns cortes no sentido da altura.


Agora é só cortar a cebola, formando cubos! Lembrando que para cortar a cebola em brunoise, ou seja, em cubinhos pequenos, de aproximadamente 3mm, é só fazer o mesmo processo, apenas fazendo os cortes paralelos na cebola mais próximos um do outro.


 

Se você quiser cortar a cebola em cubinhos ainda menores, é só juntar os cubinhos e fazer movimentos para cima e para baixo com a faca, também chamado de corte em balanço.

Outro corte comumente usado é o Julienne (em tirinhas).

Para não machucar os dedos na hora do corte, lembre-se de nunca deixar os dedos estendidos ou segurar a cebola de modo que o polegar fique na direção  do corte da faca, como mostra a imagem do meio. O correto é você manter os  dedos recolhidos, como uma garra e, se preferir, coloque o polegar atrás para    dar apoio, assim você conseguirá ter controle no corte e também não se  machucará!

AVALIE ESSA MATÉRIA
Título do Artigo
FORMAS DE CORTAR CEBOLA
Descrição
Diversas formas e técnicas de se cortar cebola

Related Posts

  • 45
    Branqueamento O que é Branquear? Branquear é uma técnica útil com várias funções. É usada para preparar legumes crus para uma cocção final posterior - por exemplo, se for fritá-los sem gordura ou salteá-los e quiser fazer alguma preparação prévia - e para congelar. Branquear inibe a ação de enzimas…
    Tags: a, de, que, na, é, se, culinária, dicas
  • 45
    Utilização do papel alumínio na culinária  
    Tags: na, culinária, do, dicas, de
  • 45
      INGREDIENTES 2 colheres (sopa) de óleo 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina 1 cebola grande, picada 1 colher (sopa) de gengibre ralado 2 colheres (sopa) de alho picado 1 colher (chá) de canela em pó 1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída 2 colheres (sopa) de semente de coentro…
    Tags: a, de, culinária, dicas
  • 44
    Pegue uma panela e um ovo. Acenda o fogo, ponha a panela para esquentar e vá procurar o óleo, pronto achou. Ponha um pouco de óleo no centro da fumaça que sai da panela e pronto é só colocar o ovo. Quebre o ovo com cuidado na beira do fogão,…
    Tags: que, a, do, na, de, da, culinária, dicas
  • 41
    Sapassado, taveu na cuzinha tomando uma pincumel i cuzinhando um kidicarne com mastumate pá fazê uma macarronada cum galinha assada. Quascaí di susto, quando iscutei um baruio vindo di dendoforno, parecendo um tidiguerra. A receita mandopô midipipoca dentro da galinha passá. O forno isquentô,  o mistorô  e a galinha ispludiu!…
    Tags: a, na, da, culinária, de, dicas
Publicado em Dicas e Técnicas Marcado com: , ,
2 comments on “FORMAS DE CORTAR CEBOLA
  1. Olá, por favor posso publicar o link da matéria na minha página? abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Busca Personalizada
Brasil na Mesa Recomenda

Receitas por Email