10 de julho é o “Dia da Pizza”

10 de julho dia da pizzaUm prato que pode-se dizer, é uma unanimidade nacional.
Graças aos italianos não é mesmo?
Não!! Não foram eles que inventaram essa delícia, nem era como as que conhecemos: massa fina, molho de tomate, queijo derretido, milhares de recheios e o indispensável orégano.
pizza na antiguidadeA primeira pizza que se tem notícia, surgiu há mais de 6 mil anos e era apenas uma fina camada de massa conhecida como “pão de Abrahão”, consumida pelos hebreus e egípcios. Ela se parecia com nosso pão sírio e era chamada de “piscea”, daí o nome “pizza”.
Os italianos deram uma melhorada na pizza com o tomate e ela era consumida dobrada ao meio como se fosse um sanduíche. Sua disseminação aconteceu na segunda metade do século XIX, em 1889, iniciada por Dom Raffaele Espósito, um padeiro napolitano que servia o rei Umberto I e a rainha Margherita e, para agradar e inovar o cardápio, resolveu adicionar à massa, mussarela, tomate e manjericão, ingredientes que reproduziam as cores da bandeira italiana. E, em homenagem à rainha, ele batizou sua receita com o nome de pizza Margherita.


Outros padeiros mais criativos inovando, acrescentaram outros ingredientes, como o alho, o alicce e peixes da região.
De Nápoles para o mundo foi um pulo, e assim, surgiu a primeira pizzaria: a Port’Alba. Era ponto de encontro de artistas da época. Entre eles, Alexandre Dumas, que até citou em suas obras algumas variações da pizza.
Por muito tempo, ela era vendida em padarias e barracas de rua e consumida no café da manhã. Até que os imigrantes a levaram para vários países e a popularizaram.pizzas atualidade
Ela chegou ao Brasil, por intermédio dos imigrantes italianos. Por muito tempo, só se encontravam pizzarias nos redutos e colônias italianas. Hoje, encontramos essa delícia em qualquer lugar.
10 de julho é o “Dia da Pizza”, desde 1985, em São Paulo.
A data foi escolhida pelo secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, em um concurso estadual que elegeria as 10 melhores pizzas de mussarela e margherita. Foi escolhida a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial da redonda.

Related Posts

  • 50
    Como funciona a Dieta Milagrosa? Ela realmente emagrece um kg por dia? A receita dessa sopa baseia-se na dieta elaborada por recomendação dos médicos do Hospital do Coração em São Paulo para ajudar pacientes cardíacos que tinham urgência em emagrecer. A sopa dá sensação de saciedade e acelera o metabolismo.…
    Tags: de, a, dia, que, da
  • 47
    Como funciona a dieta com a sopa milagrosa? Ela emagrece mesmo um kg por dia? Essa dieta ficou conhecida a partir de recomendação de médicos Hospital do Coração de São Paulo para pacientes cardíacos que precisavam perder peso rápido. De uma forma geral, a sopa age no organismo dando sensação de…
    Tags: de, a, dia, da, que
  • 46
    11 Dicas para Perder Gordura da Barriga por Rosi Feliciano   O Dia dos Pais foi comemorado em todo Brasil no dia 14 de agosto de 2016. Uma data tão especial que marcou o mês de agosto e as boas lembranças da maioria das famílias brasileiras. Para homenagear os pais…
    Tags: de, a, que, da
  • 40
      Devemos tomar cuidado com o que consumimos pensando ser saudável. A soja é rica em proteínas de boa qualidade, reduz os riscos de doenças e é uma excelente fonte de minerais como: cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês, potássio e vitaminas. Achei no mercado o “Creme de Soja Batavo”.…
    Tags: de, que, a, da
  • 35
    Palmira Nery da Silva Onofre, a Palmirinha, mãe de três mulheres, avó de seis e bisavó de duas crianças. Na TV, acabou se tornando madrinha de milhões de telespectadores, atraídos pelo seu jeito simples, que se revela no sorriso, no jeito de falar e na quase inocência ao mencionar o…
    Tags: de, que, a, da
Publicado em Artigos, Curiosidades Marcado com: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Busca Personalizada
Brasil na Mesa Recomenda

Receitas por Email