Dietas sob outra perspectiva – Parte II

No momento que começo escrever essa segunda parte comemoro os 16,5kg perdidos nos últimos 3 meses.

Tem sido um pouco menos complicado do que em outras vezes, primeiro por não estar considerando uma dieta e sim uma mudança de comportamento, e segundo por estar me organizando para poder chutar o balde nos momentos de angústia.

No primeiro post eu destaquei algumas fases nas quais pretendo me focar que são:

O Inventário (é o ponto de partida);

O Objetivo ;

A Estratégia;

A Execução;

Atenção + Atenção + Atenção + Atenção .


Começando: “O inventário” – Depois de criteriosa análise cheguei à conclusão que; eu estava me privando de diversas coisas boas da vida pelo fato de estar curando minha ansiedade me empanturrando de comida, sem fazer qualquer atividade física.
A ansiedade estava piorando à medida que o sedentarismo aumentava. Mais ansiedade = mais comida e menos atividade. A preguiça estava tomando conta, me impedindo de tomar uma atitude de mudança de comportamento.

A saúde estava péssima. Estomago ruim devido à má alimentação. Não estava respirando bem, principalmente dormindo, com apneias do sono fazendo-me acordar varias vezes durante a noite. Acordar e começar o dia eram como acabar uma maratona e começar outra. Meu dia simplesmente não rendia.

transformar-sonho-em-objetivo-dietas-brasil-na-mesa“O objetivo”– No auge de meus 138 kg, com medo de trocarem meu RG por uma escritura definitiva, meu sonho era ter maravilhosos 80kg outra vez. Já tive sim! Foi há muito tempo, e por muito pouco tempo, foi uma passagem bem rápida… Mas já tive 80kg. Muito bem, sendo sonho nunca deixaria de ser sonho. Só um sonho!

Lembrei-me de um treinamento profissional onde o palestrante, especialista em neuro linguística, disse: “Nosso cérebro não se convence facilmente a correr atrás de sonhos, e sim de objetivos”. Qual a diferença? Simples, um sonho com prazos, pesos e medidas torna-se um objetivo. Meu sonho começava agora a tomar forma de objetivo. Perder 58 kg até quando? Até dia X. Eu sabia então qual era meu compromisso mensal, semanal e diário. Já tinha o objetivo.

“A estratégia” e “A execução” – Basicamente, comer menos e melhor e gastar mais.
Eu leio bastante e depois de vários livros sobre o assunto, guardei para mim algumas práticas que, caso não funcionassem, também não iriam matar nem engordar.

Alimentação baseada em:

  • Arroz, macarrão, pão e cereal integrais,
  • Carne livre da gordura aparente, peixe e frango sem pele,
  • Leite e iogurte desnatados,
  • Queijos brancos, ricota, cottage, mussarela, etc,
  • Frutas: morango, abacaxi, kiwi,
  • Folhas verdes e legumes como: chuchu, abobrinha, repolho,


Hidratação:

  • Tomar ao menos 2 litros de líquido por dia,
  • Chá verde com gengibre e canela, veja aqui como fazer,

Turbinando a perda de peso:

  • Caminhar no mínimo ½ hora por dia,atividade-fisica-dietas-sob-nova-perspectiva-brasil-na-mesachutando-balde-dietas-sob-nova-perspectiva-brasil-na-mesa
  • Comer calmamente e mastigando bastante,
  • Não comer assistindo TV,
  • Fazer 6 refeições diárias,
  • Preparar um prato o mais colorido possível,
  • Comer sem culpa,
  • Não me pesar todos os dias,
  • Chutar o balde pelo menos uma vez por semana,
  • Manter um diário de alimentação,

Eu poderia listar mais uma centena de dicas que fizeram parte da minha luta, mas isso deve ser pessoal, deve ser adequado a cada gosto, a cada necessidade. No próximo post vou falar um pouco mais sobre isso.

Destacando: Atenção + Atenção + Atenção + Atenção” – Se bobear o bicho pega e todo o trabalho, toda dedicação e todo sacrifício se perde num piscar de olhos.


Até a próxima!

Por: Luis Andrade

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One comment on “ Dietas sob outra perspectiva – Parte II
  1. maria celia nascimento disse:

    adorei essas receita são facéis e baratas a alcance de todos amei e
    tudo de bom

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